Você sabia que os dentes das crianças começam a formar-se antes de nascer? Já aos quatro meses, os primeiros dentes primários ou dentes de leite saem através das gengivas. Sabendo isto, qual é o melhor momento para incluir na sua rotina uma visita dentista? A resposta é: tão logo apareça o primeiro dente. Nesse momento, comece a escovar diariamente os dentes de seu filho e programe uma entrevista dental. Na maioria dos casos, as crianças devem consultar com o dentista ao redor de seu primeiro aniversário.
Pergunte aos seus amigos e familiares, e selecione um dentista de sua zona que goste das crianças e que se ocupe deles com regularidade. A primeira relação que seu filho tenha com um dentista pode causar uma impressão de longa duração.
Você pode fazer que a primeira consulta de seu filho ao dentista seja divertida e positiva. Antes diga a ele que alguém olhará seus dentes e os limpará. Prove mostrando-lhe desenhos de um dentista, ou faça um divertido jogo de funções, onde você atue como você ou seu filho, e ele seja o dentista. A maioria dos dentistas prefere que um pai esteja presente para o exame de qualquer menino menor de três anos. Alguns pedem ao pai que se sente na poltrona de dentista e segure o jovem paciente no colo durante os poucos exames iniciais. Também pode ser útil levar seu filho menor à consulta dental de um irmão maior, para que se acostume ao consultório e às pessoas. À medida que as crianças crescem, geralmente estão felizes de serem “maiores” e estão dispostos a ficarem sentados sozinhos na poltrona do dentista, e enviam os seus pais de volta à sala de espera. Na primeira consulta, o profissional dentista examinará a boca de seu filho para detectar os signos precoces de cáries e outros problemas. Também lhe explicará muitas das coisas que você precisa saber para ajudar a que seu filho cresça sem cáries. Depois da primeira consulta, assegure-se que seu filho consulte o dentista regularmente.
Fonte: http://www.oralb.com/brazil