Endodontia: você sabe o que é?

Endodontia2Endodontia é a especialidade da Odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades da polpa e de suas repercussões sobre os tecidos da região periapical, popularmente conhecida como tratamento de canal, sendo responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente.

O tratamento endodôntico é necessário quando a polpa se torna inflamada ou infectada. A inflamação ou infecção pode ter várias causas: cáries profundas, procedimentos dentários repetidos no dente ou pancadas traumáticas. Se a inflamação ou infecção da polpa não for tratada, pode causar dor ou levar a um abcesso, os sinais de lesão incluem sensibilidade à dor, prolongada ao frio ou calor, descoloração dos dentes, inchaço e sensibilidade nas proximidades das gengivas. Às vezes, não há sintomas.

A evolução que tem caraterizado a Endodontia, permitiu avanços significativos ao nível dos materiais utilizados e da técnica, que visa oferecer um tratamento de melhor qualidade, com bons resultados, evitando o trauma e o sofrimento dos pacientes. Hoje temos em mãos o  Localizador Apical: aparelho importantíssimo para sabermos exatamente qual o comprimento do canal que estamos trabalhando.

Muito mais preciso que radiografia, assim conseguimos diminuir a quantidade de radiografias realizadas durante o tratamento, também utilizamos o motor elétrico rotatório e reciprocante, agora toda limpeza dos canais é feita com este motor elétrico. Sem aquele ruído do “motorzinho” tradicional, este aparelho realiza o serviço de modelagem (limpeza) de todo sistema de canais radiculares de forma rápida e fácil.

Como uso das limas rotatórias e reciprocantes, estes instrumentos são colocados no motor que fazem o serviço de limpeza dos canais, trabalham de forma silenciosa cortando a dentina contaminada dos canais radiculares. Hoje conseguimos em uma única seção realizar o tratamento endodôntico, otimizando assim o tempo do paciente, e diminuindo o número de visitas ao dentista, sempre pensando no bem estar do paciente.

Nunca devemos esquecer que o sucesso do tratamento endodôntico é uma sequência de procedimentos bem realizados.

Clínica Odontológica Drª Viviane Reis

Mais Dicas

Endereço: Rua Duque de Caxias, n° 83, centro Camaçari
Tel.: 71 3621-5623 / 71 3627-7728 • www.clinicavivianereis.com.br
© 2024 Drα Viviane Reis | Todos os direitos reservados.
ZWA